ISO 14064
Gases Efeito Estufa
Um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa permite o mapeamento das fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa de uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até mesmo de um país, seguida da quantificação, monitoramento e registro dessas emissões.
São seis os gases denominados Gases de Efeito Estufa: dióxido de carbono (CO2); óxido nitroso (N2O); hidrofluorcarbonos (HFCs); perfluorcarbonos (PFCs); e hexafluoreto de enxofre (SF6).
Os órgãos ambientais estão passando a exigir a apresentação de Inventário de GEEs como obrigatório para o licenciamento ambiental de algumas atividades consideradas potencialmente poluidoras. Este é o caso do Estado de São Paulo, junto com a CETESB (SP), e o estado do Rio de Janeiro, junto ao INEA. Além disso, há uma forte tendência de grandes corporações mobilizarem sua cadeia de fornecedores para que elas tenham a obrigatoriedade de apresentar inventários.
Entre as vantagens da elaboração de um inventário estão:
-
Incrementar capacidade para participação na formulação de políticas públicas;
-
Vantagem competitiva: desenvolvimento de um negócio sustentável;
-
Possibilidade de participação no mercado de carbono;
-
Registro histórico de dados que poderão ser consideradas sob legislação ou regulamentos programáticos adotados no futuro;
-
Melhorar relacionamento com públicos de interesse, pela adequação a padrões e relatórios internacionais de sustentabilidade.
​
A VMG oferece consultoria personalizada para elaboração do inventário, tanto para publicação ou atendimento de solicitação de órgão público, se for o caso.